A pandemia que vem desde o fim de 2019 é assustadora. Toda empresa precisou se reinventar. Mas, nem todo gestor conseguiu encontrar as melhores saídas. O resultado é que a consultoria online para pequenas empresas se tornou imprescindível. É imprescindível para quê? Para ajudar esses pequenos empreendedores a se reerguer. Isso pode acontecer, por exemplo, com ideias para o crescimento da empresa ou com a orientação profissional pensando nas melhores estratégias para que a empresa possa voltar a crescer.
Porque no fundo a gente sabe que o povo brasileiro é empreendedor e guerreiro, daqueles que não desistem facilmente. Só que muitas vezes, o maior problema está justamente em saber por onde começar – seja começar um negócio novo ou reestruturar aquele que já existe.
Esse texto leva 10 minutos para ser lido e tem os seguintes tópicos:
O que faz uma consultoria online?
Quando a consultoria empresarial online é viável
Quanto custa a consultoria online para pequenas empresas?
A partir desses tópicos maiores, você vai descobrir os principais pontos desse tipo de serviço que tem feito a diferença na vida de muitos empresários de pequenos negócios – que não precisaram fechar as portas mesmo em tempos de pandemia.
Mas, “o que é” e “o que faz” uma consultoria online?
Pode ser que você tenha lido o título dessa matéria e tenha se interessado. Porém, ainda não tem certeza sobre o que significa essa ideia de “consultoria online”. A consultoria online nada mais é do que um atendimento totalmente especializado e característico para as empresas que buscam pela expertise de gente que conhece os mercados e as formas de tornar uma ideia lucrativa. A contratação, o agendamento e as reuniões são todas feitas pela internet. O que agiliza e facilita seu atendimento.
Não, não se trata de mágica. É uma questão simples de conhecimento. Aqui na PORONDE, por exemplo, os consultores possuem mais de décadas de experiência com a gestão das empresas, especialmente, de pequeno porte. E isso engloba finanças, marketing, planejamento, etc.. Para traduzir e definir o tópico, a gente vai usar um exemplo didático e ilustrativo. Ah, e continue lendo porque isso não vai levar mais do que 10 minutos do seu tempo.
A lanterna serve para iluminar o escuro
Pense que você é uma pessoa que está em um caminho. O problema é que esse caminho escurece porque a noite chega (pandemia). Então, uma lanterna pode ajudar você a trilhar a caminhada, certo? Evitando as pedras, os buracos e até mesmo uma curva perigosa. Sim, basicamente, a consultoria que vem de consultores experientes, tem esse papel de ser a lanterna, que vai guiar você pelo caminho. Mas, entenda: é você quem segura a lanterna e cabe a você, também, o poder de ligá-la ou não.
E quando a consultoria empresarial online é viável?
Você já entendeu, um pouco, sobre o que uma empresa de consultoria online faz, correto? No entanto, ainda não sabe quais são as principais vantagens dela para pequenas empresas, que é o seu caso. De fato, ela é diferente de uma orientação para grandes negócios. A gente também não vai demorar neste tópico. Por isso, leia com atenção. Aliás, um dos principais diferenciais é que essa consultoria online focada no pequeno negócio é muito mais acessível. Não, calma. O que a gente quer dizer é que tem um custo-benefício muito melhor: o preço do serviço é baixo, pelo valor do resultado.
Atualmente, essa é a principal conta que tem que ser feita: a do custo-benefício. Um dos erros mais comuns de quem quer recomeçar um negócio é achar que não dá para contratar uma consultoria para pequenas empresas porque é caro. Bom, vamos sair da teoria e vamos para a prática. A gente tem alguns exemplos aqui.
A consultoria para saber por onde começar
Vamos imaginar a situação mais comum dos últimos tempos: você tem um negócio que estava indo bem. Só que a pandemia chegou e você teve que se reinventar para conseguir pagar as contas. Em muitos casos, como no pequeno negócio, isso se tornou impossível. Ou, quase impossível. O “quase” se deve ao fato de que há sempre uma solução: buscar alternativas e novas soluções de crescimento para a empresa. E a boa notícia é que tem um jeito de se chegar nessas ideias novas e assertivas: com o apoio externo de consultores especializados.
Com essas reuniões virtuais, que podem ser de 1 hora, por exemplo, o gestor consegue encontrar caminhos através de uma modelagem de negócios, do planejamento, da gestão do fluxo de caixa e da área comercial, da nova formação de preços, financiamentos, etc. Isso te fez lembrar a ideia da lanterna, né? A ideia da consultoria é ser essa luz para o negócio.
Quanto custa a consultoria online para pequenas empresas?
E para terminar o texto (a gente falou que não ia levar muito tempo), a gente tem esse tópico, que é uma dúvida ou curiosidade sobre o preço cobrado para cada sessão de consultoria. Só que antes disso, a gente quer usar outro exemplo. Afinal, a ideia é que fique bem claro para você qual é a importância desse tipo de consultoria e como ela pode fazer o negócio voltar a crescer de verdade.
Rapidamente, pense em um atleta amador de corrida. Ele vem treinando há algum tempo. E até o ano passado, ele conseguiu fazer a meia-maratona (21 Km) em menos de 50 minutos. Isso é bem bacana. O problema é que ele teve uma lesão no joelho ao escorregar da escada.
Bem, esse atleta amador é um pequeno negócio. E a lesão é a pandemia. Agora, diga: qual você acha que é a solução que ele tem? Primeiro, o contato médico para exames, cirurgias, medicações e tratamentos. Então, ele terá que voltar a treinar e isso envolve correr uma menor distância e um tempo mais longo. Correto?
Obviamente, ele não conseguiria correr os mesmos 21 km em 50 minutos. Pelo menos, não agora. Só que ele tem um bom médico, que passou todas as sessões de fisioterapia para ele, de exercício de musculação, de descanso, de massagens, de alimentação. E, com esse conhecimento, muito em breve, ele vai voltar aos 21 Km em 50 minutos.
Consegue ver a relação dele com o seu negócio? O que a gente quer é ser esse bom médico.
E quanto a gente cobra para ajudar uma empresa a crescer?
Como prometemos, a gente vai passar aqui sim um valor do serviço de consultoria online para os pequenos negócios: R$ 150 para cada sessão. Só que antes de fechar a matéria, lembre-se daquela análise que fizemos falando sobre o custo-benefício, isto é, o preço do serviço e o valor do resultado. Além do mais, considere a ideia da lanterna e do bom médico.
E se, mesmo assim, você ainda acha que não vale a pena para você, nós temos uma ideia: a gente vai apresentar o nosso serviço com uma sessão gratuita, topa?
Entre em contato com a gente e agende um horário para batermos um papo. Tudo é rápido, simples e online. Do jeito que você precisa que seja: sem que tenha que perder tempo no trânsito ou com gastos muito altos.
A agenda está disponível aqui mesmo, no nosso site. O link direto é esse aqui.
E seja bem-vindo à nossa parceria. Temos a certeza de que você será mais um dos empreendedores que vai resistir a pandemia. Mais do que isso: que vai vencer a pandemia, superar as dificuldades, se reinventar e descobrir que é capaz muito mais do que imagina.
QUADRO CANVAS, elaborada por SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
A modelagem de negócios Canvas (Business Model Canvas) é uma ferramenta de gestão estratégica e empreendedorismo. Com ela é possível descrever, aprimorar, fomentar e reescrever o seu modelo de negócio através de blocos, que captam os pontos essenciais de um negócio, descrevendo de forma clara o modo como a empresa gera e entrega valor.
Após a leitura, será possível compreender melhor esses blocos que partem do segmento do cliente e vão até a formação de parcerias. Sabendo disso, dá para entender melhor porque o Canvas pode gerar um resultado incrível para uma startup. Ele é amplamente utilizado, por exemplo, para apresentar uma nova ideia que será levada ao mercado ou um novo serviço dentro de um negócio que já existe.
Nas próximas linhas você vai encontrar os seguintes tópicos:
O que é o modelo de negócios Canvas?
Os blocos do Canvas.
Como criar um modelo de negócio.
A mentoria online da PORONDE.
O que é o modelo de negócios Canvas?
Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, de entrega e de captura de valor por parte de uma organização. E o Canvas é um desses modelos, focado no mercado de alto impacto. O “pai” do Canvas, que está por trás do conceito de modelagem de negócios, é Alexander Osterwalder, um cidadão suíço global, como ele mesmo se apresenta em seu twitter. O que ele fez foi pesquisar muito e realizar vários testes durante os anos de 2004 até 2010 para chegar à conclusão de que há modelos de negócios que são eficazes. E o Canvas é um deles, sendo atualmente um dos mais usados no mundo todo.
Tirar uma ideia da cabeça, colocar no papel e levá-la até a prática é um processo muito mais completo e, ao mesmo tempo, simples. O nome Canvas vem do fato de toda a descrição ocorrer em uma única página. Daí vem a ideia de quadro ou mapa visual. Esse quadro fica completo com o preenchimento dos blocos, que você entenderá a seguir.
Os blocos do Canvas
Toda empresa de inovação que existe no mercado tem que considerar essas etapas para que se tenha um crescimento sustentável. Ainda mais considerando o Canvas, esses tópicos são imprescindíveis.
Com base na ferramenta de Osterwalder, dá para entender cada um dos 9 blocos. São eles: Proposta de Valor; Segmentos de Clientes; Canais; Relacionamento com Clientes; Fontes de Receita; Atividades Principais; Recursos Principais; Parcerias Principais e Estrutura de Custos.
A Proposta de Valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para os clientes. O Segmento do Cliente é sobre quem são as pessoas que a empresa busca alcançar. Os Canais relatam como a empresa comunica, alcança e entrega o seu valor. Já o Relacionamento com Clientes tem a ver com os tipos de relação que a empresa estabelece com os clientes.
Depois, há ainda os blocos de retaguarda, que são formados por Atividades-Chaves, que citam àquelas essenciais para a entrega da proposta de valor. Tem ainda os Recursos Principais usados para realizar as atividades e as Parcerias Principais, que apoiam a execução das atividades.
Na parte financeira, as Fontes de Receita relatam como a empresa é remunerada a partir da proposta de valor. A Estrutura de Custos é tudo o que tem relevância para que a estrutura do negócio funcione.
Os conceitos respondem às questões primordiais que são levantadas no negócio, no que diz respeito ao o quê, como, para quem e quanto. Sendo:
O que? Proposta de valor.
Como? Relacionamento com clientes, canais, atividades-chave, recursos e parcerias principais.
Para quem? Segmento de clientes.
Quanto? Fontes de receitas e estrutura de custos.
Como criar um modelo de negócios
Com o Canvas é possível ir além de tirar a sua ideia do papel. É uma questão estratégica. Inclusive, outra das vantagens é que ele permite que a estrutura do negócio não tenha que ser complexa, definitiva, engessada. Sendo possível mudar, atualizar e evoluir conforme a realidade do negócio.
E saiba que não há uma única maneira de preencher cada uma das etapas. Nesse caso, a criação fica por conta da criatividade, dos esboços e do trabalho em equipe. E agora chegou a hora de praticar o Canvas!!!
O SEBRAE tem uma ferramenta baseada nos blocos do Canvas para quem quer modelar o negócio. O Sebrae Canvas pode ser usado de qualquer lugar sem que seja necessário baixar algum software ou aplicativo.
A mentoria online da PORONDE
Na PORONDE, nós orientamos durante a modelagem pelo Canvas, tanto auxiliando o empreendedor a tirar suas ideias da cabeça e colocar no papel, como também na crítica construtiva para evolução do conceito de negócio existente.
Dúvidas quanto a definição da proposta de valor: “o que de fato precisamos entregar para nosso público?” e em relação ao público-alvo: “quem são meus segmentos de mercado?” são comuns. Nossos mentores estão preparados para apoiar você nesta importante jornada.
O serviço da PORONDE é todo online, personalizado, acessível e conta com um time de especialistas. Com certeza, em alguns minutos de conversa, você vai ver como é possível dar um próximo passo na evolução de seu negócio.
Agende um sessão inicial gratuita para conhecer o nosso serviço. Caso queira saber mais sobre a PORONDE, clique no link saber mais.
Imagem:Fauxels no Pexels
Sempre foi importante planejar. Agora, em um ambiente de incertezas, o planejamento torna-se fundamental. Veja como planejar, para que as empresas sobrevivam neste ambiente de pandemia da COVID.
Muitos gestores já estão até cansados de ouvirem sobre a importância do planejamento para suas empresas. Em muitos cursos ou palestras a palavra "planejamento" é sempre ouvida. Quando as coisas estão mais tranquilas, onde as vendas e despesas parecem seguir uma perspectiva adequada, o planejar se torna mais factível na visão dos gestores. Porém, há um engano, pois neste momento, justamente pela previsibilidade e pelo contexto estável, muitos nem planejam. Então, por que não planejarmos em um momento de incertezas? Justamente nesta hora, há a necessidade de se planejar.
Segundo Peter Drucker, "a melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo". Planejar não é um processo de adivinhação. A primeira coisa a ser feita no planejamento é a autocrítica da situação atual. Importante se ter clareza da condição real que a empresa está. Como está sendo meu resultado? Houve perda de receita? Meus gastos estão adequados ao momento? O caixa que disponho suporta quanto tempo mais? Minha equipe está enxuta? O que meus concorrentes estão fazendo? Estou ouvindo meus clientes? A estrutura de forma geral deve se adequar ao contexto que a empresa enfrenta.
Outro ponto importante é sempre ter clareza de onde se quer chegar. Ainda que enfrentemos um mar revolto, com uma grande tempestade, precisamos ter sempre a definição do que nos norteia. Em momento de crise, se decide muito olhando o presente, sem olhar para o futuro. Uma grande reduções de preços, promoções exageradas, demissões em massa, rompimento com fornecedores, são exemplos de decisões que podem dar uma falsa impressão de solução. Os problemas podem vir piores depois. Importante sempre ter em mente o que é "essencial" para meu negócio" e quais são as minhas "prioridades".
Por fim, um plano de ações com cronograma, responsáveis e objetivos bem definidos podem direcionar melhor o uso dos recursos financeiros, que em momentos como este são escassos e precisam ser bem aplicados. Em um contexto normal é melhor pensar duas vezes antes de agir, em momento de crise isso é ainda mais crítico.
A mentoria online da PORONDE
O serviço da PORONDE é todo online, personalizado, acessível e conta com um time de especialistas. Com certeza, em alguns minutos de conversa, você vai ver como é possível dar um próximo passo na evolução de seu negócio.
Agende um sessão inicial gratuita para conhecer o nosso serviço.